Escolha uma Página

Somos feitos pra apreciar o sabor doce! Quando estamos felizes, queremos comemorar esses momentos com o nosso doce favorito; quando estamos tristes queremos afogar as nossas mágoas em um balde de sorvete… E é por isso que fica difícil (não impossível) resistir à tentação dos doces.

Não adianta, Dri! Não consigo – MESMO – dominar essa vontade por doces!

Calma, vou dar algumas dicas que vão ajudar a enfrentar à tentação dos doces e se manter firme na dieta.

Consuma mais probióticos

A primeira dica é consumir mais alimentos fermentados. Estudos sobre nosso microbioma intestinal, mostram que as pessoas têm tipos de colonizações de bactérias diferentes, e uma dessas colônias aumenta a vontade de comer doces. Ao comer os alimentos probióticos, você trocará a “colônia louca por doces” pela “colônia mais light”.

Fome X gula

Sabe aqueles dias que você acabou de almoçar, está satisfeita e ainda quer comer um docinho? Aqueles dias em que você PRECISA comer uma sobremesa depois do jantar? Isso não é fome, é gula e você precisa fugir da tentação dos doces! Essa necessidade por doce muitas vezes é mau hábito associado ao vício por doce, e ao perceber que isso não é fome, você precisa interferir para cortar esse ciclo.

SÓ força de vontade não basta

Você não é um robô que pode programar quando terá mais ou menos força de vontade pra aguentar à tentação dos doces. Será preciso mudar o seu estilo de vida, principalmente na alimentação. Você terá que estabelecer algumas regras, até que essas regras virem um hábito de vida! Comece diminuindo as quantidades – se você come doce todos os dias, limite-se a comer só em cinco dias, depois em três…- e quando conseguir, mude os sabores – passe dos mais calóricos para os menos e assim por diante.

Consuma menos o que tem sabor adocicado

Comece a diminuir a ingestão de tudo que tem sabor adocicado. Estou falando daquela bebida, da balinha, o adoçante e, é claro, dos doces no geral! Infelizmente nós (sim, eu também) temos a mania de substituir um doce pelo outro, em vez de cortar completamente! E isso é um GRANDE ERRO e não vai ajudar a resistir à tentação dos doces.

Ah, cuidado com os doces FIT! Nem sempre eles são tão FIT assim, muitas vezes são lotados de adoçantes e acabam estimulando a vontade por doce.

Diminua os produtos refinados e processados

Mesmo que eles não sejam doces, esses alimentos estão cheios de açúcar! Então, cuidado com o pãozinho francês, com o biscoito de água e sal, com a bolachinha doce saudável…Muitos alimentos têm a fama de saudáveis, mas são cheios de açúcar. (#fiqueesperta)

Priorize o aumento da serotonina

Normalmente você aumenta a sua serotonina comendo doces, mas como você fará isso e ainda resistirá à tentação dos doces? Praticando atividade física e/ou fazendo coisas que te deixam mais feliz. 😄

Durma bem

Quando você dorme mal, você acorda com mais fome, seu organismo tem apetite por alimentos que têm absorção rápida, ou seja, doces e carboidratos. Isso acontece porque, quando dormimos mal, nossos níveis de insulina ficam muito altos, então nosso organismo não quer saber se você está resistindo à tentação dos doces e começa a pedir esses alimentos de absorção rápida.

Não faça dieta com restrição calórica

Normalmente essas dietas são muito pobres de nutrientes e o seu organismo fica desesperado e absorve o mais rápido possível tudo aquilo que ele acha que está perdendo. O organismo começa a pedir por alimentos de rápida absorção e você nunca saberá diferenciar fome e gula… E é aí que você acaba se atrapalhando! No programa Detone Peso você terá uma dieta pensada pra você, então não faça loucuras só pra aguentar a tentação dos doces.

Se distraia

Se você ficar em casa, deitada no sofá e sofrendo porque nada na sua vida dá certo, você com certeza vai lembrar daquele chocotone que ganhou do vizinho ou daquele pudim que sua mãe fez quando estava em casa… Fuja dessas tentações!

Em primeiro lugar, tire todos esses alimentos de casa: sabe aquela história de que “se os olhos não veem o coração não sente”? Então… se você não quer comer, não tenha. E se você não puder se livrar desses alimentos, vá dar uma volta no parque e evite ficar em casa.

Dri, e quando bate aquela vontade desesperada de comer um doce? Como resistir a essa tentação dos doces?

  1. Coma um doce e assuma as responsabilidades disso
  2. Coma algo nutritivo, às vezes pode ser uma fominha mesmo. Prefira: frutas pouco doce, como abacate ou coco; oleaginosas ou um iogurte desnatado
  3. Beba água! Muitas vezes a gente confunde fome com desidratação
  4. Tome chás com stevia, xilitol ou eritritol. Esses adoçantes são naturais e não aumentam o índice glicêmico
  5. E se a vontade ainda persistir, coma 30g de chocolate, que seja no mínimo, 70% cacau

Sei que são muitas informações e que parecem impossíveis de fazer, mas você precisa tentar!

Só assim você mudará os seus hábitos e poderá sair da zona de conforto.

Bora correr juntar pra fugir da tentação dos doces? 🏃‍